Michel Augusto

Blog

7 Propostas sobre o Ensino Teológico na Atualidade

A educação teológica entre o ontem e o amanhã

Por Justo González

Os novos tempos que enfrentamos exigem uma total redefinição e reorientação dos estudos teológicos e da preparação ministerial. Para essa redefinição, devemos levar em consideração tanto as experiências e práticas passadas da igreja como novas circunstâncias que vão surgindo. A partir dessa visão, surgem algumas propostas como elementos constitutivos de uma nova concepção da educação teológica.

Primeira proposta. Desenvolver essa educação no contexto da igreja em sua expressão local. O melhor aprendizado ocorre na comunidade, onde cada estudante está inserido ou inserida.

Segunda proposta. Desenvolver métodos de ensino e de avaliação de cursos não tanto com base no que é aprendido, mas sim no modo como se ensina e se compartilha tanto o conteúdo quanto o processo de aprendizagem. O objetivo não é avaliar se o aluno sabe determinada matéria, mas se ele saberá relacionar o que aprendeu com a comunidade de fé.

Terceira proposta. Fazer da educação teológica um processo para toda a vida e de toda a igreja.

Quarta proposta. Promover um tipo de educação que ajude toda a igreja a enfrentar as circunstâncias sempre em mutação e os desafios inesperados. A educação não pode se limitar a respostas já dadas, quando nem sequer suspeitamos quais serão as perguntas de amanhã.

Quinta proposta. Redefinir a relação entre estudos teológicos e a prática do ministério em tempo integral. Olhar para os que buscam a teologia para atuar em ministérios diversos e para aqueles que já estão engajados no ministério pastoral, mas buscando melhorar sua prática.

Sexta proposta. Criação de programas para capacitar mentores na tarefa da reflexão teológica e da prática pastoral. Ou seja, quem estuda deve ver em seus professores exemplos e guias no processo prático da comunidade de fé.

Sétima proposta. Produzir e promover materiais de estudo e reflexão que possam servir de recurso a tudo o que já foi proposto.

Bibliografia

GONZALES, Justo L. Ministério: Vocação ou Profissão. O preparo ministerial ontem, hoje e amanhã. São Paulo: Editora Hagnos, 2012, p. 157.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *