Michel Augusto

Blog

Juventude com bíblia e teologia

Por Michel Augusto

Quando analiso congressos e retiros de juventude, vejo que as gerações anteriores fizeram um bom trabalho, dentro dos limites que estavam inseridos. No entanto, percebo que muitos temas tratados foram reduzidos à termos, tais como: fogo, glória e unção. Houve um certo reducionismo acerca das necessidades da juventude.

Lidamos com uma juventude que está inserida no contexto universitário e num mundo pós-moderno desafiador quanto à trasmissão da fé cristã. Sendo assim, o desafio dessa “galera” não é somente o de viver as experiências sobrenaturais em congressos, mas saber agir como cristãos fora dos dias de carnaval, semana santa e outros. Listaremos alguns temas que podem e devem ser tratados nesse contexto:

  1. Bíblia e boa teologia no processo da vida cristã;
  2. Fé e razão, pois a redenção alcançou também a nossa mente;
  3. Igreja e universidade como ambientes de culto;
  4. Teologia e ciência como questões não antagônicas;
  5. Entender a relação da igreja, sociedade e cultura;
  6. Cosmovisão cristã em todos os aspectos da vida;
  7. Espiritualidade bíblica e a pós-modernidade.
  8. Fé, trabalho e evangelização

Bom, caso venhamos reduzir os aspectos da vida cristã às experiências carismáticas, podemos perder a oportunidade de ensinar ao jovem toda a amplitude que envolve a caminhada cristã. São inúmeros desafios que podem influenciar ministérios que consigam comunicar o mundo de Deus ao mundo do homem e vice versa, como diz o teológo Vanhoozer.

 

 

 

Michel Augusto é casado, pai de dois filhos. Um cristão reformado calvinista. Pastor e teólogo. Doutorando em Teologia pelas Faculdades EST (Teologia Prática) – bolsista Capes. Mestre em Teologia pelas Faculdades EST (Teologia Prática). Mestre em Teologia, (Novo Testamento) pela Faculdade Teológica Cristã do Brasil. Bacharel em Teologia pelo Seminário Batista (SBJN). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário IESB.

É professor de Teologia Prática na FTRB – Faculdade Teológica Reformada de Brasília. Advogado na área de direito eclesiástico. Pastor da Igreja Batista Nacional Deus é Luz. Membro da Ordem de Pastores Batistas Nacionais/DF e OAB/DF.

Áreas de pesquisa: Teologia Prática ( homilética – sermão expositivo ), Teologia da Musicalidade, Mídia e Religião e Teologia do Novo Testamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *