Michel Augusto

Month: julho 2017

10 características de pessoas que vivem a justiça própria.

Por Michel Augusto

A justiça própria é um sentimento devastador que faz parte de pessoas religiosas ou não. O problema é que esse estilo de vida se observa em pessoas que divulgam o Evangelho de Cristo. É contraditório falar das Escrituras Sagradas, e ao mesmo tempo viver de forma meritocrática. Segue algumas características de pessoas que vivem a justiça própria:

Read more

Quatro questões sobre Espiritualidade Cristã

 Por Michel Augusto

                       Espiritualidade é um tema nevrálgico na história da igreja. Temos um núcleo central em Cristo e variantes nos Apóstolos, Pais da igreja, Idade Média, Reforma, até os dias atuais. É algo difícil de se definir, pois confundimos atos externos com internos, usos e costumes com princípios de espiritualidade bíblica etc. Destaco aqui quatro pontos não exaustivos sobre o tema. Vejamos:

Read more

7 Atitudes comuns de quem vive em função de criticar a igreja

Por Michel Augusto

 É importante termos uma mentalidade crítica e refletirmos os aspectos da nossa fé e prática, pois a igreja vive uma reforma constantemente. No entanto, tenho observado que o mundo evangélico se tornou um ambiente com excesso de críticas em todos os aspectos. A igreja precisa sempre de reformas, mas não enxergar as virtudes do povo de Deus, oriundas do próprio Cristo, é sinal de doença crônica de pessoas que precisam ser tratadas. Segue algumas atitudes de quem vive em função de criticar a igreja:

Read more

9 acusações dos liberais em relação aos conservadores

Por Michel Augusto

A história da igreja é recorrente, com um ciclo notável entre conservadorismo, neo ortodoxia e liberalismo. A reforma protestante e os pressupostos da teologia reformada estão sendo tratados de forma pujante no Brasil com uma adesão fora do comum, numa espécie de reavivamento bíblico. No entanto, é necessário estar atento ao próximo movimento que vem chegando, e o meu temor é que isso ocorra com a juventude empolgada. Assim sendo, listei 10 tópicos que são verdadeiros clichês contra os conservadores.

Read more

7 Propostas sobre o Ensino Teológico na Atualidade

A educação teológica entre o ontem e o amanhã

Por Justo González

Os novos tempos que enfrentamos exigem uma total redefinição e reorientação dos estudos teológicos e da preparação ministerial. Para essa redefinição, devemos levar em consideração tanto as experiências e práticas passadas da igreja como novas circunstâncias que vão surgindo. A partir dessa visão, surgem algumas propostas como elementos constitutivos de uma nova concepção da educação teológica.

Read more

O equilíbrio é fundamental

O equilíbrio é fundamental

Por Michel Augusto

Quando nascemos de novo, repugnamos tudo em nome do Evangelho. Reprovamos tudo o que é pecado e o que não é pecado. Eis o problema: criamos dicotomias perigosas, ignorando a própria instrução das Sagradas Escrituras. Dependendo da denominação em que fomos discipulado, somos levados para os extremos da vida. Com o passar do tempo, descobrimos que o desequilíbrio está nos matando aos poucos. Como o equilíbrio se estabelece?

Read more

Efervescência Teológica no Brasil e a Função da Teologia

Efervescência Teológica no Brasil e a Função da Teologia

Por Michel Augusto

Uma disciplina que outrora era estudada somente por futuros pastores e missionários, agora se tornou aberta ao povo de Deus.Isso é muito bom, pois teologia é para o povo de Deus, como ferramenta didática para uma compreensão melhor de conceitos espalhados em 66 livros que foram discutidos ao longo da história da igreja. Porém, esse processo de abertura deve ser feito com cautela. Vejamos:

Read more