Michel Augusto

Month: junho 2016

Implicações práticas do sermão no contexto pluralista religioso pós-moderno

Implicações práticas do sermão no contexto pluralista religioso pós-moderno

Michel Augusto

Reflexão teológica baseada em artigo acadêmico

Considerações iniciais

            Há um abismo contextual entre o mundo bíblico e o contemporâneo. Esse abismo é amenizado ao se aplicar o texto ao ambiente do ouvinte. No entanto, quem ouve a mensagem vive num período com características próprias. O mundo pós-moderno tem fatores determinantes na vida do ouvinte e assim sendo, deve fazer parte da contextualização nas implicações práticas de um sermão, pois os ouvintes enfrentam desafios na sociedade, cultura e família.

Read more

A leitura da Bíblia e a função da teologia

Por Michel Augusto

É muito comum ouvirmos afirmações de pastores que dizem que lêem a Bíblia de forma intensa, mas com um ar de desprezo com a teologia. A leitura bíblica é necessária e indispensável, mesmo porque o testemunho interno do Espírito Santo nos conduz ao entendimento que essa reunião de livros é a verdade de Deus revelada ao homem, fazendo com que essa leitura traga uma compreensão da fé. No entanto, existem questões que precisam de um aprofundamento maior.

Read more

Cinismo Teológico

Breve reflexão

Por Michel Augusto

             Não há nada mais desesperador do que se deparar com pessoas cínicas. O cinismo está espalhado por todos os lados. Na política, religião, sociedade e comunidade podemos observar  esse tipo de postura. A imagem de uma pessoa cínica é sempre de indiferença e uma postura desdenhosa com tudo ao redor. Pessoas cínicas levam tudo na brincadeira, e agem como se tudo fosse muito fácil de resolver. No meio teológico temos essa figura estampada em pessoas que não se definem ou que se camuflam através de uma crítica generalizada a tudo. Teólogos cínicos transmitem um sentimento de insegurança, pois o posicionamento teológico é sempre aberto a tudo. Queria listar algumas características do cinismo teológico:

Read more

Desafios do ministério pastoral no século XXI

Breve reflexão teológica

Por Michel Augusto

Parabéns a todos os pastores e mestres! Que o Senhor com sua infinita graça e misericórdia possa fortalecer a cada arauto do Rei Jesus espalhado na face da terra. O pastorado é um ofício árduo e historicamente enfrenta inúmeros desafios. No entanto, a história é cíclica e recorrente. Desafios enfrentados outrora podem voltar e produzir estragos na atualidade. O pastor deve estar atento às novas tendências sociais, culturais, políticas e teológicas para que possa fazer uma ponte entre a Bíblia e o mundo contemporâneo. Sendo assim, segue alguns desafios para a pastoral do século XXI:

Read more

Semelhanças sutis e diferenças fundamentais entre o cristianismo e marxismo

Uma entrevista fictícia com David F. Wells[1]

Adaptado por Michel Augusto[2]

M: Bom dia Dr. David! É um prazer enorme entrevistar o senhor, partindo de um tema tão relevante para o momento atual e a crise evangelical que enfrentamos, especificamente no Brasil.

David Wells: Bom dia! Fico feliz em poder contribuir para o contexto atual no Brasil.

M: Bom, para início de conversa, quem são os marxistas?

David Wells: Os marxistas partem do materialismo, uma visão segundo a qual nada existe além da matéria, isto é, não há dimensão espiritual, mundo moral, sobrenatural, e não há Deus. Se opõem aos idealistas.

Read more