Michel Augusto

Month: abril 2016

Fé virtual e fé comunitária

Hoje é dia de culto público! Uma breve reflexão sobre os desigrejados

Por Michel Augusto

Se eu disser que o culto é apenas coletivo, estarei redondamente enganado. O culto é individual e coletivo e essas duas dimensões de vivência da fé são indissociáveis. Estamos atravessando um momento crítico de desigrejamento, por motivos variados: seja por decepção com lideranças ou com a igreja local de forma geral ou por outros motivos. Temos uma quantidade enorme de pessoas que tem vivido a fé de forma virtual, apenas. As mídias são aliadas da fé, mas não podem substituir o valor do encontro e vivência comunitária. Assim sendo, listarei alguns fatores que devemos considerar sobre a fé virtual e comunitária.

Read more

Reducionismos

Por Michel Augusto

Quem nunca pecou, que atire a primeira pedra! Todos nós já cometemos erros de reducionismos. É a tentativa de reduzir algo à conceitos mais simples para se extrair a verdade ou alimentar um preconceito ou lendas urbanas. Quero tratar da segunda parte desse conceito. Assim sendo, seguem duas perguntas fundamentais para essa temática:

Read more

Intelectualidade redimida

Por Michel Augusto

A modernidade foi caracterizada por um desvencilhamento de qualquer sistema transcendental que buscasse explicar a vida através da fé. Já a pós-modernidade, em alguns aspectos, tem feito o caminho inverso. Como se trata da era das espiritualidades, temos visto uma marginalização dos intelectuais da fé. Nos esquecemos que a redenção de Cristo se deu em todos os aspectos da vida. O duplo mandato do amor envolve uma relação total do homem com Deus e o próximo (Mc 12.30-33) em todos os aspectos da existência, inclusive o entendimento. Os intelectuais redimidos produzem, mas para a glória de Deus, cumprindo o mandato cultural perdido no Éden.

Read more